segunda-feira, 29 de Abril de 2024  11:19
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


DANÇA

imprimir resumo

XXI Estágio de Dança

XXI Estágio de Dança


de 1 a 5 de Setembro/ ano 2015

Teatro Aveirense


Sob a coordenação e direção artística da Vo’Arte o Estágio de Dança de Aveiro 2015 propõe um programa elementar para a formação e enriquecimento profissional de qualquer bailarino, utilizando ferramentas de composição e
linguagens coreográficas em cruzamento com a criatividade de cada participante.

Este ano a formação em Dança Inclusiva integrará o programa do Estágio, e confrontará os participantes a trabalhar sobre os limites do corpo como inspiração para a escolha criativa, levando-os a descobrir e desenvolver uma linguagem de movimento comum aos participantes e a uma percepção e integração das potencialidades de cada um.

Novidade ainda será o workshop de vídeo-dança pelo realizador Pedro Sena Nunes e Ana Rita Barata, que abordará questões como a percepção do espaço, corpo, imagem e movimento.
Teremos Dança Clássica (nível 1, 2 e 3) com Liliana Mendonça & Maria João Lopes, Dança Contemporânea (nível 1, 2 e 3) com Rita Judas, Workshop & Reportório acsc com António cabrita & São castro, Workshop Dança Inclusiva (aberto a todos os interessados) e Workshop Vídeo-Dança (aberto a todos os interessados).

Disciplinas
Dança Clássica (nível 1, 2 e 3) - Liliana Mendonça & Maria João Lopes
Integrando os princípios da técnica de dança clássica enquanto estrutura de aula e na essência dos conceitos de alinhamento corporal, amplitude articular, flexibilidade, equilíbrio e rotação externa dos membros inferiores. Este workshop incluí e explora um conjunto de movimentos flexíveis e ondulantes do tronco, ombros e cabeça encadeados em ligações orgânicas, descrevendo o mínimo de força muscular e cujo objectivo é predispor o corpo e a coluna para a maior capacidade de movimento. Desta forma, esta especificidade de aula de dança clássica para além de funcionar como aquecimento diário, não deve representar um trabalho fastidioso, mas sim potenciar a qualidade de movimento do estudante/profissional da dança durante o seu processo de ensaio, quer em modo de reportório ou criação.

Dança Contemporânea (nível 1, 2 e 3) - Rita Judas
O workshop visa pensar o corpo em movimento numa perspectiva contemporânea, desenvolvendo capacidades técnicas, artísticas, de interpretação, memória e de organização espacial. Aumentar a consciência e a perceção do corpo no seu potencial físico/muscular e emotivo tornando-o eficaz, disponível, flexível e criativo.

Workshop (nível 2) & Reportório acsc - António Cabrita e São Castro (nível 3)
A dupla de criadores, António Cabrita e São Castro, propõe uma partilha do processo criativo que levou à criação da mais sua mais recente peça, Play False.
O objectivo principal é a tradução física de estados emocionais e psicológicos de algumas personagens de Shakespeare através do corpo e do seu potencial e onde serão utilizadas ferramentas de composição coreográfica em cruzamento com a criatividade de cada participante.

Workshop Dança Inclusiva (aberto a todos os interessados)
Este workshop propõe trabalhar a cooperação, comunicação e a criatividade de pessoas com deficiência, tendo em vista a sua integração e autonomia, a partir do trabalho conjunto com bailarinos profissionais interessados em desenvolver a sua técnica e capacidade inclusiva na dança. Descobrir uma linguagem de movimento comum aos participantes e uma percepção e integração das potencialidades de cada um, no sentido de trabalhar sobre os limites do corpo como inspiração para a escolha criativa. Destinatários Intérpretes com deficiência; Profissionais das artes performativas; Técnicos e outros profissionais da reabilitação

Workshop Vídeo-Dança (aberto a todos os interessados)
O workshop abordará questões como a percepção do espaço, corpo, imagem e movimento. Procurará sensibilizar o olhar para além do que os nossos próprios olhos vêem e decompor o movimento, coreografando-o através da câmara.
O programa: Introdução à imagem em movimento através da visualização de obras de vídeo-dança; Exercícios práticos de filmagem e aprendizagem sobre as diferentes ferramentas para a criação de obras de vídeo-dança; Abordagem e identificação das linguagens das novas tecnologias e as suas potencialidades; Estudo de enquadramento e mapeamento de tecnologias e técnicas de produção de vídeos de dança.

Direção Artística
A Vo’Arte nasceu da vontade de produzir, promover e valorizar a criação contemporânea, através do cruzamento de linguagens artísticas e do desenvolvimento de projetos nacionais e internacionais, apoiando o intercâmbio e a transdisciplinaridade na criação.
A Vo’Arte é um projeto inovador que promove o diálogo e a descentralização cultural, com vista ao estreitamento das relações entre comunidades e à formação de novos públicos.
Com 17 anos de atividades artísticas, pedagógicas, sociais e públicas, a Vo’Arte acredita na cultura artística e continua a criar novos espetáculos, festivais, exposições, instalações, performances, filmes, seminários e propostas de programação envolvendo artistas consagrados e criadores emergentes.
Participou nas Capitais Europeias e Nacionais da Cultura Porto 2001, Coimbra 2003 e Faro 2005, nas Expos Mundiais Expo’98 e Saragoça 2008, no Euro 2004 e no Mundial de Boccia 2010, no Festival Unlimited Dance em Atenas (2015) com propostas de criação na área da dança/performance e cinema e formação.
A Vo’Arte foi distinguida com o Prémio Nacional de Inclusão 2014 na categoria Cultura Desporto e Lazer pelo trabalho desenvolvido ao nível da criação, inclusão, formação e programação cultural e artística transdisciplinar, nos últimos 17 anos.
A Vo’Arte integra as redes CQD - Ciudades Que Danzam, StudioTrade, REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea e é sócia do Acesso Cultura.
É ainda co-organizadora dos projetos europeus Unlimited Access e EVDH - European Video Dance Heritage.
Obteve o reconhecimento prestigiante do EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europe, 2015-2016 com o Festival InShadow.
Sob a Direção Artística de Ana Rita Barata (coreógrafa) e Pedro Sena Nunes (realizador).


Mais informações:
www.teatroaveirense.pt
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®